formula um |
Neste final de semana a Ferrari vai atingir a marca de 800 GPs
A Fórmula Um chegou na casa dos 60 anos, Interlagos completou 70 anos e a Ferrari vai atingir uma marca histórica: 800 grandes prêmios disputados.
Ao longo do tempo, foram conquistados 15 títulos de pilotos e 16 de construtores, além de 211 vitórias nos Grandes Prêmios em um total de 632 pódios conquistados por seus pilotos, que também alcançaram 203 pole-positions e 221 voltas rápidas.
É uma história rica, bonita, de superação. Sempre apresentou altos e baixos, ficou anos sem vencer, ficou décadas sem vencer o campeonato. Ficou anos vencendo, sendo a equipe a ser batida. Com laços tão estreitos com a F1, houve casos de amor e ódio. Ameaças de abandono, juras de amor eterno. É praticamente uma simbiose.
formula um |
Pilotos como Nino Farina, Juan Manoel Fangio, Alberto Ascari, Phil Hill, Wolfgang von Trips, Mike Hawthorn, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti, John Surtees, Niki Lauda, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve, Nigel Mansell, Alain Prost, Gerhard Berger, Jean Alesi, Eddie Irvine, Michael Schumacher, Rubens Barrichello, Felipe Massa, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso já passaram e estão por lá, fazendo parte desta história.
Como a Ferrari tem quase o dobro da minha idade, conheço apenas parte da sua história pela literatura e pelos videos disponibilizados pelos seus fãs e fãs do automobilismo. E por causa dessa diferença de idade, a vitória mais emocionante que eu assisti foi a de Rubens Barrichello, no GP da Alemanha de 2000.
Infelizmente, a Ferrari também protagonizou a maior marmelada de todos os tempos, quando obrigou Barrichello a dar passagem, e consequentemente, a vitória para Schumacher no GP da Áustria de 2002. Um caso que nunca deveria ter acontecido, até porque não havia necessidade de tal ato, já que a superioridade da Ferrari era gigantesca
formula um |
Mesmo assim, parabéns Ferrari. Até mesmo os mais brilhantes vencedores cometeram alguns erros.
formula um |
formula um |
No comments:
Post a Comment